Pular para o conteúdo principal

ENTREVISTA: Soulspell Metal Opera




Quem pensa que o metal melódico - gênero que sobreviveu em alta por quase uma década (1996 - 2005) - está morto e enterrado, talvez esteja um pouco equivocado. O estilo que trouxe opiniões de difícil aceitação por parte de extremistas está vivo e muito bem criativo, e a maior prova é a opera metal Soulspell. O Soulspell é um projeto que reúne diferentes vocalistas do Brasil e do mundo. O mentor de todo o projeto é o paulistano Heleno Vale. Heleno criou o primeiro álbum de seu projeto em 2008, intitulado de "A Legacy Of Honor" - que apresenta apenas vocalistas nacionais (Mário Linhares - Dark Avenger, Leandro Caçoílo - Ex-Eterna, Daisa Munhoz - Vandroya dentre outros grandes vocalistas e instrumentistas). Conversei com Heleno sobre seu novo trabalho, "Labyrinth Of Truths", detalhes do conceito que se passa na opera e futuros projetos que envolve o Soulspell. Recomendo que o leitor conheça mais sobre este conjunto, principalmente detalhes sobre o novo lançamento que traz uma qualidade inquestionável e participações de alto gabarito.

Salve Heleno! Descreva o que te levou a idealizar e concretizar o projeto Soulspell e quando você achou que tudo estava mais do que engatilhado para realizar sua Opera Metal?

Heleno Vale: Olá, Romulo, gostaria de agradecer o seu interesse no nosso projeto. A ideia do Soulspell nasceu quando um amigo meu me contou uma estória verídica sobre umas estranhas visões que ele teve. Achei muito interessante e resolvi escrever uma estória baseada no acontecido. Como tudo na minha vida sempre foi relacionado à música, era inevitável que eu pensasse em uma ópera metal, onde vocalistas interpretariam cada personagem da minha estória. Aí surgiu a ideia de convidar somente vocalistas brasileiros a fim de mostrar o grande talento escondido no Brasil para o mundo. Depois escolhi e convidei os vocalistas dos quais sempre fui fã e, a partir daí, comecei a compor as músicas e a escrever as letras. Somente então senti que estava pronto para tirar o Soulspell da minha cabeça e começar a concretizar tudo que idealizei.

Você concorda que em The Labyrinth Of Truths carrega certa maturidade em relação à A Legacy Of Honor?
Heleno: Sim, claro. Tudo segue uma constante evolução e musicalmente não poderia ser diferente. Cresci muito durante a gravação do primeiro disco. Apesar de gostar muito das composições do primeiro disco, acredito que o segundo está mais maduro sim. As músicas são mais bem finalizadas, as mudanças melhor encaixadas e a qualidade de gravação e de mixagem estão bem acima do que obtivemos no primeiro disco. Tudo isso fruto da experiência que fui adquirindo com o tempo.

Você pode resumir o que se passa na temática de The Labyrinth Of Truths?


Heleno: Sim, eu mudei um pouco o conceito no segundo álbum, onde quis que as participações ficassem um pouco mais equilibradas. Porém, temos sim um personagem central interpretado por Mário Pastore. Trata-se de Timo, filho de Tobit, personagem principal do álbum anterior. A história aborda os sentimentos humanos de uma forma única, onde os personagens enfrentam situações de conflito interno, quando são obrigados a tomarem decisões que, sem seu conhecimento, afetam e mudam o curso do presente, futuro e mesmo o passado de todos os outros personagens. Embora a história transcorra nos dias de hoje, muitos eventos históricos são, também, entrelaçados a ela. A história do Soulspell pretende nos fazer pensar como um garoto de apenas quinze anos de idade, um poderoso e maléfico dragão, ou mesmo um simples e humilde lenhador podem interferir na vida de todos nós, de quaisquer dimensões, apenas vivendo e acreditando.

Em “Into The Arc Of Time (Haamiah´s Fall)” uma das faixas mais emocionantes da obra. Nela você consegue reunir as duas vozes da lendária banda norte-americana Savatage (John Oliva e Zak Steven). Qual foi o sentimento que você teve ao ouvir essas duas feras no projeto?


Heleno: É impossível descrever o que senti ao ouvir as vozes dos dois juntos em uma música do Soulspell. Sempre fui muito fã do Savatage e adoro as músicas deles. Realizei um grande sonho e eles interpretaram seus respectivos personagens de maneira muito especial. A música descreve um “duelo” entre a consciência e a insanidade tentando corromper Hamiaah, o personagem interpretado por Maurício Del Bianco, e a música realmente nos remete a essa situação. Fiquei impressionado e muito satisfeito com a capacidade do Oliva e do Zak de passar tanta emoção em suas vozes.


Outra faixa destaque é “Adrift” ela traz um clima mais para o lado hard/pop. O que te levou a escrever uma música com linhas de vozes e guitarras mais para o lado comercial da música?


Heleno: Sempre quis compor uma música com o clima de um filme da Disney...rs Para ser sincero não pensei no lado comercial quando a compus, mas ela realmente saiu mais pop. A música narra um amor impossível entre Judith, a princesa interpretada por Daísa Munhoz e o lenhador Toryn, interpretado por Lucas Martins.


Está agendada uma tour pelo Brasil. Quais são os nomes que estão no projeto e que participarão nos palcos junto a você? Você pode nos adiantar o que tem preparado para o show no festival “Rola Pedra” em Brasília...


Heleno: Sim, iniciamos nossa tour no dia 24/10 em Lençóis Paulista. Contamos com alguns convidados especiais em algumas cidades, porém temos um casting fixo que conta com a presença de Edu Falaschi, Iuri Sason, Mário Pastore, Jefferson Albert, Mário Linhares, Daísa Munhoz e Manuela Saggioro. Estamos muito animados com o Rola Pedra e estamos preparando um grandiosíssimo show e algumas alterações de repertório, mas preferia manter segredo sobre isso para não estragar a surpresa :)


Sei que ainda é cedo para esta pergunta. Mas existe a possibilidade de um novo conceito para o Soulspell? Quem você convidaria para o próximo álbum?


Heleno: Sim, sempre penso em um novo conceito. Sou uma pessoa que está sempre buscando inovação. Além disso, mal concluo um disco e já estou me preparando para o próximo..rs O terceiro disco já está praticamente todo gravado e já conta com as participações internacionais de Tim Ripper, Blaze Bayley e Mike Vescera. Já tenho outros convidados em mente, mas confesso que a vida está um pouco corrida com o lançamento do segundo disco e a tour em andamento. Espero poder voltar com novidades em breve!


Parabéns pelo o esforço e realização com o Soulspell. Boa sorte!
Heleno: Muito obrigado meu amigo e espero vê-lo em um show do Soulspell!


Heleno Vale
.....................................................................
Contato blog: romulo.poser@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

TRILHA COMENTADA - Contrabando

  Há quem diz que uma trilha sonora vem a calhar mais que o filme em si – eu sou um desses. É o caso da refilmagem de “Reykjavic-Rotterdan” (Islândia), só que em uma nova versão norte-americana do diretor Baltasar Kormákur, e com novo título: Contrabando. No elenco principal temos a participação de Mark Wahlberg (Planeta dos Macacos, Rock Star), Kate Beckinsale (Anjos da Noite), Bem Foster (360) e Giovanni Ribisi (Caça aos Gângsteres, Resgate do Soldado Ryan). A trama é razoável e previsível, resume-se em quadrilhas que realizam contrabando por meio de navios cargueiros. O que salva é a parte denunciante sobre o envolvimento de autoridades no esquema.  Já Clinton Shorter foi muito feliz na s ua função – Clinton foi responsável pela trilha sonora do longa. Logo no inicio o espectador escuta o conjunto de  J Roddy Waltson And The Business, da cidade de Menphis/EUA,  com a música “ Don´t Break The Needle ”, a mesma esbanja seu Blues com pitadas de Hard. Os ingleses do The

CURTA: Fernanda Lira (NERVOSA)

Um filme: Laranja Mecânica Uma trilha sonora: Kil Bill Vol. 1 & 2 O filme que você empresta e faça questão que não devolva: Se eu tivesse algum filme de comédia romântica, até pagava pra pessoa não me devolver. Água com açúcar que já assistiu mais de uma vez: Titanic! hahaha Quem não assistiu mais de uma vez tá mentindo! Cinema nacional: O Cheiro do Ralo O mais nostálgico: O Fabuloso Destino de Amelie Poulain Um filme relacionado ao rock: Cadillac Records Uma comédia: O mentiroso (Jim Carrey é MESTRE) Lição de vida: Beleza Americana ou Morangos Silvestres do bergman

TRILHA COMENTADA - Os Infratores

Com direção do australiano John Hillcoat (conhecido por dirigir vários trabalhos da banda Depeche Mode), o longa baseado no livro Westtet County (Matt Bondurant), "Os Infratores", traz uma bela viagem aos anos da "Lei Seca" -  e uma rica trilha sonora calcada na música Folk, Country e Rock. A trama do filme é focada na vida dos irmãos Boudurant, Forrest (Tom Hardy), Howard (Jason Clarck) e Jack (Shia Lebeouf). Liderado por Forrest, eles produzem whisky durante o período da Lei Seca, com o alto sucesso de vendas, a família pretende expandir  os negócios, só que não é uma tarefa nada fácil, pois, autoridades e gangues superiores pretendem uma fatia no esquema.  Como sou um desses fascinado por trilha sonoras, logo fui buscar os músicos e conjuntos que  formam a trilha de OS Infratores. Nick Cave e Warren Ellis além de contribuírem com autoria de músicas foram os responsáveis pela seleção dos músicos convidados. Os dois foram muito felizes

Cinema de rua: Concha Acústica exibe gratuitamente a Amostra de Cinema Ibero-Americano

A Concha Acústica, localizada às margens do Lago Paranoá, vem sendo palco da Amostra Internacional de Cinema Ibero-Americano . A ação trata-se de uma parceria/realização entre o Brasília Capital Ibero-Americano de Culturas e a  Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa  do DF (Secec-DF). Os obras cinematográficas começaram a serem exibidas na última segunda-feira (7) e terá a continuação nesta sexta (31), a partir das 19h, com o filme ‘ Terra de Panderos ’. Na sequência, o público poderá conferir ‘ Enamorada ’ (1946), do diretor Emilio Fernández . Fechando a noite, será a vez de ‘ La Odiosa Arrodilhada ’ (1947), dirigido pelo mexicano Roberto Galvadón . No sábado (1), as películas começam a rodar a partir das 15h (veja abaixo a programação completa), também será possível prestigiar filmes direcionados para o público infantil – ou seja, pais de plantão já tem para onde levar os filhos. Todo o acervo disponibilizado para o evento é pertencente às embaixadas da Espanha , Port

GHOST no Brasil: Confira data, local e valores dos ingressos

A banda sueca Ghost acaba de anunciar show único no Brasil . A apresentação faz parte da divulgação do álbum ‘ Impera ’ (2022) – o mesmo foi aclamado pela crítica especializada e obteve a expressiva marca ultrapassando a casa de um bilhão de views nos canais de streaming. O quinto trabalho de estúdio também rendeu bons frutos para o grupo ao conquistar prêmios importantes no Grammy e American Music Awards. Quanto aos detalhes do show, o mesmo acontecerá na cidade de São Paulo , no Espaço Unimed , no dia 21 de setembro e com ingressos a partir de R$ 290,00 . Os ingressos estarão disponíveis a partir do dia 11 de abril para clientes que usufruem o cartão de crédito Porto Bank e para o público em geral será disponibilizado no dia 13 , pelo portal de vendas da Livepass . Serviços: Data:   21/09/2023 (quinta-feira) Local:  Espaço Unimed (Rua Tagipuru, 795 - Barra Funda - São Paulo / SP) Horário do show:  21h00 Ingressos:  a partir de R$ 290