Pular para o conteúdo principal

ENTREVISTA: Ricardo Batalha (Roadie Crew, Maloik)



Ricardo Batalha é formado em Direito, mas optou por seguir o ramo de jornalismo, tudo em nome de sua paixão pelo rock. Fã declarado de Hard Rock e Heavy Metal dos anos 80, tem como suas bandas prediletas Black Sabbath, Ratt, Kiss, Judas Priest, Accept, entre muitas outras destes gêneros. Ele é sincero e direto em seus comentários e respostas, por conta disso é mal interpretado quando ganha o rótulo de imodesto. Além disso, ele também é incentivador e defensor da causa underground do cenário nacional. Conversamos sobre diversos temas, incluindo seus anos na revista Roadie Crew, cena musical e suas outras atividades em prol do Metal nacional.

São muitos anos como redator-chefe da revista Roadie Crew. Conte um pouco do começo de tudo isso, ano que você entrou para equipe.
Ricardo Batalha: A Roadie Crew começou como um fanzine e a primeira edição saiu em agosto de 1994, quando foi realizada a primeira edição do festival 'Monsters Of Rock' em São Paulo. Antes disso, como sempre gostei de escrever, já havia editado dois fanzines – Deathcore e Silent Rage. Conheci o Claudio Vicentin no Black Jack Bar (SP), já que naquele dia a banda dele, Cicatrix, faria a abertura de um tributo ao Black Sabbath, que não era o Electric Funeral do Vitão Bonesso (Backstage). O baixista do Cicatrix era o Rodney Christófaro, idealizador do programa Maloik e primo do baterista Amilcar, do Torture Squad. Pois bem, assisti aos shows, mas não curti aquele cover do Sabbath. Como tinha gostado do som do Cicatrix, resolvi pedir o material deles para divulgar no Silent Rage, que fazia com meu irmão, Frederico Batalha. Tempos depois, como já havíamos formado uma amizade, fui para o fanzine Roadie Crew na edição #03. O zine passou a ser uma revista em maio de 1998, com a edição #08 e manteve-se inicialmente com frequência bimestral até a edição #25, quando passou a ser publicada mensalmente.

Já chegou um dia em que você parou pra pensar e desistir de tudo e seguir para com sua carreira de Direito?
Ricardo: Desistir de tudo não. Fiz o caminho inverso e não me arrependo, mas já pensei inúmeras vezes em sair da revista, só que não para voltar ao Direito. Ao longo dos anos recebi diversos convites para trabalhar em outras empresas. Algumas propostas realmente me fizeram pensar em sair, mas vamos em frente. Na realidade, acumulo diversos outros trabalhos além da Roadie Crew, pois não daria para sobreviver só com a revista.

A revista chegou aos quinze anos de existência. Como é trabalhar em um ramo que por parte de vocês tratam o cenário underground com profissionalismo, mas que ainda é visto por parte da imprensa não especializada como um mundo de amadorismo?
Ricardo: É muito complicado, mas não importa se é underground, mainstream, banda gigante ou novata, o tratamento tem que ser o mesmo. Só porque lidamos com música pesada tudo tem que ser mal feito? Nunca! A imprensa que você fala não trata como um mundo de amadorismo porque ela nem conhece, não tem a menor noção do que é isso. Nós falamos para uma nação que é fã de música pesada e consome os produtos.

Existe algum ponto em que as bandas e produtores pecam por ter esse rótulo de "amadorismo"?
Ricardo: Para alguns, falta visão. São amadores porque não trabalham direito e não corrigem as falhas. Sobre produtores, não me conformo que em 2013 uma revista como a Roadie Crew não consiga entrevistar certas bandas ou que o programa Maloik tenha sua credencial negada para cobrir shows. Sobre bandas, os erros cometidos são muitos, mas deixo apenas um recado: música não é só música! Apesar disso, todo mundo comemora que temos uma avalanche de shows internacionais (com ingressos caros), mas isso infelizmente reflete no cenário interno. Os músicos desanimam, perdemos talentos e diversas bandas encerram as atividades. Alguns realmente desistem de tudo, outros viram professores de música ou integrantes de bandas cover, tocando apenas por hobby. Claro que todo mundo tem o direito de ir onde quiser, comparecer ao show que quiser, mas a minha pergunta é: será que não existe nenhuma banda do Brasil que o sujeito gosta? Não é possível isso, só pode ser má vontade mesmo.

Vamos falar da seleção dos grandes sessenta álbuns brasileiro. A lista acabou que serviu para ressuscitar e até mesmo uma homenagem para alguns discos relacionados. Posso citar 'Portal do Inferno" do Alta Tensão, o auto-intitulado 'Inox' e 'First' da banda brasiliense Volkana. Tem algum em especial da lista que você coloca em destaque?
Ricardo: Na verdade a minha lista teria mais de cem discos, porque eu realmente curto o nosso Metal! Tem alguns da lista que eu não gosto, mas a maioria que consta lá eu curto e tenho na minha coleção – muitos em vinil e CD. E você falou ressuscitar, mas eu diria resgatar a memória, algo que também fazemos na revista em seções como 'Hidden Tracks', 'ClassiCREW' e 'Background'.

Entendo que em uma lista sempre vai faltar aquele disco, ou alguém não vai concordar ou algo parecido. Mas a verdade é que eu senti falta do primeiro álbum da banda Dark Avenger e nenhum álbum da banda paulistana Wizards entrou para lista..
Ricardo: Como venho dizendo, é muito complicado e, por vezes, injusto fazer listas porque muita coisa fica de fora. Eu teria incluído o 'Rebirth' do Angra ou o 'Motion' do Almah para mostrar o talento do vocalista Edu Falaschi. Do Sepultura ainda teriam dois discos definitivos: 'Schizoprenia' e 'Roots'. Além destes, também gostaria que o trabalho de bandas como
Karisma, Amen Corner, Sextrash, A Chave do Sol, Firebox, Skyscraper, Wizards e Exhort tivessem entrado, mas realmente não dá para colocar tudo. Até mesmo Hard Rock, que sempre falo que não temos muitos representantes nesta linha, tem os discos do Platina e do Cavalo Vapor que não entraram.

Ricardo, o homem múltipla função. Além da redação da revista, atua também nos programas Heavy Nation (web-radio do site UOL) e Maloik (TV e WEBTV). Consegue ter pique para tudo isso? Qual dos três te causa mais trabalho (no bom sentido)?
Ricardo: Estou na revista Roadie Crew e no programa Maloik desde o início, em janeiro do ano passado. No Heavy Nation eu apenas fiz uma 'participação especial' no ano passado para cobrir as férias da Paula Baldassarri. Ela deixou o programa este ano e agora o Heavy Nation conta com Julio Feriato, Fernanda Lira e Mauricio Dehò como apresentadores. Você não mencionou a Brasil Music Press, de assessoria e consultoria, que tenho desde 2004 com a Heloisa Vidal. Além disso, desde janeiro deste ano organizo o projeto 'Peso Brasil' com o Manifesto Bar, um evento destinado somente para bandas autorais – informações sobre o projeto podem ser encontradas em http://is.gd/AZ8J0h.

O que você diria para um garoto que busca espaço e sonha em ganhar dinheiro e fama com sua banda de rock?
Ricardo: Aposte na loteria porque a chance de ganhar é quase a mesma. (risos). Bem, claro que se este for mesmo o sonho do garoto e ele tiver aptidão, interesse e força de vontade, jamais deverá desistir. Mas eu quero que ele tenha em mente, desde o começo, que música não é só música. E mais, não escute gente demais falando que o que importa é só a parte técnica porque não é. Então, aprenda a lidar com os negócios e estude não somente o instrumento, mas música em geral para tentar criar músicas boas. Afora isso, um cara que começa já pensando em ser rockstar e ter fama seria o mesmo de um moleque que está na categoria de base, no Sub-15, no basquetebol e pensa em ser o MVP do All-Star Game da NBA. Ele até pode ter isso como ambição, como sonho, mas não iniciar a carreira já achando que vai ser isso, ganhar rios de dinheiro e ter fama. Aliás, me cite um rockstar da nova geração, aquela pessoa que todo mundo conhece pelo nome, independentemente se curte ou não o som? Portanto, se começar assim, começará errado. Precisa ralar bastante, isso sim! Quer chegar e tocar no Credicard Hall sem passar pelo buraco imundo do underground? Esqueça, não vai rolar.

Um artista que você nunca realizou uma entrevista mas que tem vontade de fazer?
Ricardo: Paul Stanley (Kiss).

Sei que você é um cara apaixonado pelos anos oitenta! Mas agora gostaria que mencionasse três grandes álbuns do Metal mais moderno, o ponto de partida seria os anos 2000. Toparia (risos)? Se quiser pode citar algum do Rhapsody Of Fire...
Ricardo: Não citaria porque, apesar de conhecer o piadista, contador de histórias e palmeirense Fabio Lione e considerá-lo um dos caras mais legais do Metal, eu nunca gostei do estilo praticado pelo Rhapsody Of Fire. Por sinal, quando a banda ainda era uma só e não duas separadas eu entrevistei o Luca Turilli e ele também é muito gente boa – o sotaque 'italianão' dele falando inglês é imbatível! (risos) Bem, um ótimo disco pós-2000 para mim é o 'Burn The Sun' do ARK. Também posso citar algumas bandas ditas 'modernas' que escuto, como Parkway Drive, Emphatic, Burn Halo, Drowning Pool e Disturbed. Um legal de Hard Rock que poucos comentam é o Bombay Black, que lançou o álbum 'Bullets And Booze' no ano passado. Além deste, em 2012 eu também posso destacar Hotel Diablo ('Return To Psycho California'), Mustasch ('Sounds Like Hell Looks Like Heaven'), The Last Vegas ('Bad Decisions'), The Sword ('Apocryphon') e Tremonti ('All I Was'). Pronto, não citei nada anos 70, 80 ou 90! (risos)

Sites relacionados:
www.roadiecrew.com
www.maloik.com.br
www.brasilmusicpress.com

Postagens mais visitadas deste blog

TRILHA COMENTADA - Contrabando

  Há quem diz que uma trilha sonora vem a calhar mais que o filme em si – eu sou um desses. É o caso da refilmagem de “Reykjavic-Rotterdan” (Islândia), só que em uma nova versão norte-americana do diretor Baltasar Kormákur, e com novo título: Contrabando. No elenco principal temos a participação de Mark Wahlberg (Planeta dos Macacos, Rock Star), Kate Beckinsale (Anjos da Noite), Bem Foster (360) e Giovanni Ribisi (Caça aos Gângsteres, Resgate do Soldado Ryan). A trama é razoável e previsível, resume-se em quadrilhas que realizam contrabando por meio de navios cargueiros. O que salva é a parte denunciante sobre o envolvimento de autoridades no esquema.  Já Clinton Shorter foi muito feliz na s ua função – Clinton foi responsável pela trilha sonora do longa. Logo no inicio o espectador escuta o conjunto de  J Roddy Waltson And The Business, da cidade de Menphis/EUA,  com a música “ Don´t Break The Needle ”, a mesma esbanja seu Blues com pitadas de Hard. Os ingleses do The

GHOST no Brasil: Confira data, local e valores dos ingressos

A banda sueca Ghost acaba de anunciar show único no Brasil . A apresentação faz parte da divulgação do álbum ‘ Impera ’ (2022) – o mesmo foi aclamado pela crítica especializada e obteve a expressiva marca ultrapassando a casa de um bilhão de views nos canais de streaming. O quinto trabalho de estúdio também rendeu bons frutos para o grupo ao conquistar prêmios importantes no Grammy e American Music Awards. Quanto aos detalhes do show, o mesmo acontecerá na cidade de São Paulo , no Espaço Unimed , no dia 21 de setembro e com ingressos a partir de R$ 290,00 . Os ingressos estarão disponíveis a partir do dia 11 de abril para clientes que usufruem o cartão de crédito Porto Bank e para o público em geral será disponibilizado no dia 13 , pelo portal de vendas da Livepass . Serviços: Data:   21/09/2023 (quinta-feira) Local:  Espaço Unimed (Rua Tagipuru, 795 - Barra Funda - São Paulo / SP) Horário do show:  21h00 Ingressos:  a partir de R$ 290

Triângulo da Tristeza: Trata-se de uma autêntica sátira à futilidade humana

O vencedor da última Palma de Ouro , no francês  Cannes Lions (2022), ‘ Triângulo da Tristeza ’, dirigido pelo sueco Ruben Östlund , veio para tocar o dedo em algumas de nossas feridas: a necessidade de exposição nas redes sociais com objetivo de apenas pertencer ao status quo e satirizar a classe mais rica da sociedade - esta que usa da soberba para validar uma falsa superioridade diante dos menos favorecidos  – claro, do ponto de vista econômico –,  e que em condições iguais as demais, revela-se totalmente fragilizada, são alguns dos tópicos explorados pelo diretor. Dentro de um roteiro caótico, Östlund, de forma caricata, esboça perfis que são a mais completa representação do que temos de mais fútil para os tempos modernos. Para o cast principal foram escalados Charbie Dean (Yaya), Harris Dinckinson (Carl), Dolle De Leon (Abigail), Zlatko Buric (Dimitry), Vicki Berlin (Chief Paula), Henrik Dorsin (Joma Björkman), Sunnyi Melles (Vera), Carolina Gynning (Ludmilla) e para uma p

Martin Scorsese: Diretor fará a exibição do seu novo filme, 'Killers of the Flower Moon', no festival de Cannes (FRA)

Os fãs de Martin Scorsese acordaram nesta sexta-feira (31) com a notícia de que o novo filme do diretor, intitulado ‘Killers of The Flower Moon’ , será exibido no renomado Festival Internacional Cannes Lions , sediado na França. A obra não terá apenas a estreia como, também, concorrerá o prêmio mais disputado do evento, a famosa Palma de Ouro – feito este que não acorria desde 1986. Vale ressaltar que com o clássico ‘Taxi Driver’ (1976), Scorsese levou o prêmio (Palma de Ouro) máximo da edição de mesmo ano. O enredo da película será ambientado na Oklahoma dos anos vinte, período em que ocorreu uma série de assassinatos de indígenas (tribo Osage) que habitavam uma região muito rica em petróleo – tal episódio ficou conhecido como Reino do Terror. Quanto ao elenco, foi escalado um time de respeito do cenário hollywoodiano. A lista é liderada por Leonardo DiCaprio , Robert De Niro e Brendan Fraser – este último faturou a estatueta de ‘Melhor Ator’ na edição do Oscar de 2023. Lily

ENTREVISTA: Soulspell Metal Opera

Quem pensa que o metal melódico - gênero que sobreviveu em alta por quase uma década (1996 - 2005) - está morto e enterrado, talvez esteja um pouco equivocado. O estilo que trouxe opiniões de difícil aceitação por parte de extremistas está vivo e muito bem criativo, e a maior prova é a opera metal Soulspell. O Soulspell é um projeto que reúne diferentes vocalistas do Brasil e do mundo. O mentor de todo o projeto é o paulistano Heleno Vale. Heleno criou o primeiro álbum de seu projeto em 2008, intitulado de "A Legacy Of Honor" - que apresenta apenas vocalistas nacionais (Mário Linhares - Dark Avenger, Leandro Caçoílo - Ex-Eterna, Daisa Munhoz - Vandroya dentre outros grandes vocalistas e instrumentistas). Conversei com Heleno sobre seu novo trabalho, "Labyrinth Of Truths", detalhes do conceito que se passa na opera e futuros projetos que envolve o Soulspell. Recomendo que o leitor conheça mais sobre este conjunto, principalmente detalhes sobre o novo lançament

TÁR: Filme reflete questões que exploram o auge, ego e a autossabotagem de uma artista

Todd Field , relativamente novo no circuito cinematográfico, traz em sua bagagem, na condição de diretor, apenas quatro obras: ‘ Entre Quatro Paredes ’ (2001); ‘ Pecados Íntimos ’ (2006); ‘ The Creed of Violence ’ (2019); e o seu mais novo trabalho, o excelente ‘ TÁR ’ (2022). Apesar dos poucos feitos, Todd vem cravando o seu nome como um dos cineastas mais criativos e icônicos da sua geração. O quarto trabalho do californiano refere-se a um dos filmes que mais soube construir uma personagem com tanta maestria e detalhes – revelando os estágios que vão do auge ao declínio. Entre as abordagens, o roteiro de 'TÁR' também destaca um tema bastante polêmico e atual – este que tanto vem dividindo a opinião pública –, a cultura do cancelamento. E sim, é na complexa e enigmática Lydia Tár que Cate Blanchett certifica uma das melhores performances de toda a carreira. Para o elenco, temos de destaque: Cate Blanchett (Lydia Tár), Alec Baldwin (Seft), Noémle Meriant (Francesca Lentin