segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

A música pesada (Heavy/Rock) presente em 'A Grande Aposta'


Estamos acostumados a escutar uma música ou outra do gênero rock nas grandes obras cinematográficas de Hollywood, bandas de renome como Kiss, AC DC e Rolling Stones são figuras carimbadas. Porém, no caótico e original 'A Grande Aposta' temos uma enxurrada de músicas das vertentes rock e heavy metal que são consideradas, até então, atípicas para filmes de ponta do cenário hollywoodiano. O longa do Diretor Adam McKay, indicado a cinco prêmios para o Oscar/2016 (entre eles o de melhor filme), traz em sua trilha desde Neil Young até o Death Metal da banda norte-americana Darkest Hour.

O enredo é baseado na bolha imobiliária que estourou nos EUA (2008), uma das crises que mais afetou o mundo nos últimos anos, foi um efeito dominó, causando impacto em países desenvolvidos e emergentes. Por se tratar de um assunto real e que atingiu milhares de pessoas pelo mundo, o filme é direto e muito focado nos acontecimentos de grupos apostadores do mercado imobiliário, e até mesmos de investidores contra o próprio país, e o tema que é limitado de forma direta apenas para uma pequena parte da sociedade, pode fazer com que aqueles menos preparados tenham certo desconforto e antipatia pela história que narra o começo da grande crise econômica.

Se você não entender os diálogos complexos da trama - sim, aconselho o espectador se interagir um pouco do assunto antes de vê-lo - em compensação se for amante do rock terá uma grata surpresa, falo pelo simples fato do personagem Michael Burry, interpretado por Christian Bale - um excêntrico e visionário (pessimista) do mercado imobiliário - ter o gosto pela música pesada. Além de M. Burry ser ouvinte de Heavy Metal, em algumas cenas somos agraciados com velhos clássicos da música roqueira.

Nos primeiros minutos de filme é percebido  os acordes da banda Mastodon com a música 'Blood And Thunder', e não se trata da fase mais nova deles, o que é mais fácil de digerir, estamos falando de uma música suja, com pegada hardcore, riffs pesados e que carrega toda a fúria de Troy Sanders nos vocais. E como não reconhecer o clássico riff de 'Master Of Puppets', é com um dos maiores hinos já composto em sua carreira que o Metallica deixa sua marca. E ouvidos mais sensíveis não entenderão nada da presença de 'District Divided' do Darkest Hour, faixa calcada no Death Metal mais cru (Obituary, Entombed...), apesar de fazer parte do álbum 'Undog Ruin', lançado em 2005, ela nos remete ao estilo que ganhou força no conhecido "cenário" da Flórida dos anos 1990. A guitarra de Dimebag Darrel também faz uma leve participação, estamos falando de 'By Demons Be Driven' faixa do imortal Vulgar Display Of Power do Pantera.

Partindo para uma sonoridade mais leve temos 'Rockin' In The Free World' do Mr. Neil Young, When The Levee Breaks (L. Zeppelin) e Sweet Child O' Mine do Guns N Roses. Mesmo com uma boa safra de clássicos do rock e heavy metal é possível escutar outros estilos no decorrer do filme: A música latina de grupos como Los Angeles Negros e Lagrimas Negras quebram um pouco o clima mais rock n roll.  O pop/rock da banda virtual Gorilaz participa com o hit 'Feel Good Inc'. A Grande Aposta pode até ser um filme difícil de ser digerido por ter um tema bastante delimitado, porém, com a trilha sonora é totalmente o contrário.